Dia do Bibliotecário: parabéns!

dia_do_bibliotecario

Hoje, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário.
A ARB deseja parabéns aos colegas de profissão!

Que as nossas ações contribuam para o exercício do acesso à informação, liberdade de expressão e desenvolvimento da sociedade.

A ARB, ao comemorar essa data, convida todos e todas a participarem da associação. Estamos constantemente trabalhando para ampliar as vantagens.

Associe-se agora mesmo à ARB!

Mas… porque comemoramos hoje o nosso dia?

A data é uma homenagem ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manoel Bastos Tigre, nascido nesta data em 1882. Ele é considerado o primeiro bibliotecário concursado no Brasil.

Conta a história que Bastos Tigre, engenheiro por formação, conheceu Melvil Dewey em uma viagem aos Estados Unidos e depois disso decidiu largar a Engenharia pela Biblioteconomia, em 1915.

Trabalhou no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa e passou 20 anos na biblioteca da Universidade do Brasil, atual UFRJ, onde foi diretor.

A data foi instituída pelo Decreto 84.631, de 12 de abril de 1980, apesar de ser comemorada desde 1958, um ano após a morte dele.

Palavras-chave: • Categoria: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.

Categorias