16 de maio: 66 anos da ARB

arb-66-anos

Hoje, 16 de maio, a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários completa 66 anos de fundação.

Como tudo começou?

O movimento biblioteconômico no Rio Grande do Sul iniciou em 1947, com a instalação do primeiro curso livre de Biblioteconomia.

Em 1948, um grupo de ex-alunos do curso fundou o “Centro de Pesquisas Biblioteconômicas”, tendo por finalidade congregar e defender a classe, incentivar e difundir estudos sobre a Biblioteconomia. O Centro, por vários motivos, teria vida curta: em quatro meses deixou de funcionar.

Em 16 de maio de 1952, é criada a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários.

A Associação foi a terceira da profissão a ser criada no Brasil, sendo uma das fundadoras da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), e tendo trabalhado efetivamente para a regulamentação da Profissão de Bibliotecário e para a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia.

Desde então…

A ARB estimula a formação continuada dos seus associados, promove campanhas de visibilidade da profissão (como o site comemorativo ao Dia do Bibliotecário, criado em parceria com o CRB-10), e congrega pessoas interessadas em avançar os interesses dos bibliotecários enquanto classe.

É membro da FEBAB e da IFLA, federações nacional e internacional, respectivamente, com os mesmos objetivos. Participa também do Conselho Municipal do Livro e da Leitura (Porto Alegre) e do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura (Rio Grande do Sul).

Além de bibliotecários e estudantes de graduação em Biblioteconomia, podem se associar estudantes e técnicos em Biblioteconomia.

Associados da ARB também têm desconto em cursos e eventos de instituições e empresas parceiras. Veja os mais recentes na página de benefícios.

A ARB proporciona uma recomendação que pode ajudar em negociações salariais.

Com a ARB você pode tirar dúvidas sobre a profissão e se engajar em atividades culturais!

No final deste ano haverá eleições: converse com seus colegas – e conosco – e venha fazer parte desta história!

Associe-se!

Palavras-chave: , • Categoria: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.

Categorias