12 de março : Dia do Bibliotecário

Então você quer saber mais sobre os bibliotecários?

#DiaDoBibliotecario

Quem é o bibliotecário?

Bibliotecário é o profissional liberal com diploma de Bacharel em Biblioteconomia.

Ou seja: é alguém que cursou o ensino superior específico e que está registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Há cerca de 18.400 bibliotecários em todo o Brasil, sendo quase 1.200 apenas no Estado do Rio Grande do Sul.

Há também o Técnico em Biblioteconomia, com formação técnica pós-médio, que atua em parceria e sob supervisão do bibliotecário.

Vídeo promocional do Conselho Federal de Biblioteconomia

O que faz um bibliotecário?

Os bibliotecários são profissionais habilitados a trabalhar na organização da informação independente do suporte ou do conteúdo e para isso podem realizar atividades interdisciplinares como administradores, educadores e organizadores:

  • gerenciam bibliotecas e outras unidades de informação
  • orientam as pessoas sobre como encontrar as informações de que precisam
  • organizam as informações para que sejam encontradas mais facilmente

Papéis do bibliotecário



Administrador
Usa o marketing e ferramentas de gestão para planejar, organizar e gerenciar centros de informação e sistemas de bibliotecas.



Educador
Disseminador de informação e agente social que visa a difundir a importância da leitura e dos benefícios do uso da informação e a promover a formação cultural.



Organizador
É a face mais conhecida do bibliotecário. Ele cataloga, indexa e prepara para o uso livros, revistas, fotografias, vídeos, música, documentos digitais, entre outros, por meio de técnicas de documentação e normatização.

Mas há também quem trabalhe com...

preservação e restauração de documentos, gestão de documentos digitais, arquitetura da informação, em editoras no processo editorial, com consultoria para pesquisadores e pós-graduandos, quem faça a normatização de trabalhos e artigos acadêmicos, em empresas de tecnologia e criação de websites e muito mais!

 

Onde trabalha o bibliotecário?

Em bibliotecas, de diversos tipos:

  • jurídicas (de Tribunais e de escritórios de advocacia)
  • universitárias (em faculdades e universidades, públicas ou privadas)
  • escolares
  • públicas (municipais, estaduais e nacional)
  • comunitárias
  • empresariais
  • e até mesmo em bibliotecas prisionais


Mas não apenas nelas!

O bibliotecário pode atuar também em acervos particulares, empresas de tecnologia, centros de informação, editoras, agências de publicidade…

Onde estudar Biblioteconomia?

No Rio Grande do Sul há três cursos de graduação, sendo dois presenciais e em instituições públicas federais e um a distância em instituição privada.



UFRGS

Cidade: Porto Alegre


Site

 



FURG

Cidade: Rio Grande


Site

 



UCS

Cidades-polo: Canela, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Vacaria

Site

Quais são as entidades representativas?

No Rio Grande do Sul há duas entidades principais, com funções distintas:



Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª região (CRB-10)

O CRB-10 fiscaliza os profissionais habilitados e as instituições que têm biblioteca para garantir à sociedade a boa atuação do bibliotecário.

É vinculado ao Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

Pode tirar dúvidas sobre a profissão e acolhe denúncias — entre em contato!

crb10.org.br

 



Associação Rio-grandense de Bibliotecários (ARB)

A ARB estimula a formação continuada dos seus associados, promove campanhas de visibilidade da profissão e congrega pessoas interessadas em avançar os interesses dos bibliotecários enquanto classe.
É membro da FEBAB e da IFLA, federações nacional e internacional, respectivamente, com os mesmos objetivos.

Além de bibliotecários, podem se associar estudantes e técnicos em Biblioteconomia. Pode tirar dúvidas sobre a profissão e se engajar em atividades culturais — entre em contato! Informe-se!

arb.org.br

 

Há ainda a possibilidade (e necessidade!) de criação de um sindicato gaúcho: sua função seria garantir melhores condições de emprego e salário para os profissionais, negociando diretamente com empregadores nas questões relacionadas à definição do piso salarial.

Técnico em Biblioteconomia

Técnico em Biblioteconomia é o profissional com formação na área de Biblioteconomia, pós-médio, em nível técnico, que atua sob a supervisão de um bibliotecário. Desenvolve atividades diferentes dos bacharéis em Biblioteconomia, especialmente relacionadas a atividades complementares, mas com conhecimentos específicos.

Realiza ações de atendimento ao público, na organização de eventos, auxiliar na gestão e organização do acervo. Atua também na contação de histórias para variados públicos, e ações de incentivo a leitura. Faz reparos em livros e documentos, podendo aplicar procedimentos de preservação de acervos. O técnico também pode desenvolver atividades auxiliares em coleta de dados para pesquisa.

Pode atuar em todas as áreas identificadas no perfil da Biblioteconomia, mas sempre sob a supervisão de um bibliotecário registrado no CRB, sendo ilegal a atuação sem a presença deste. A lei da profissão do técnico em Biblioteconomia está tramitando pelo Senado para sua regulamentação.

Onde estudar?

No Rio Grande do Sul há dois cursos técnicos pós-médio, um em instituição pública federal e outro em instituição privada.

Programação para o Dia do Bibliotecário 2017

Conheça a programação realizada pela ARB e CRB-10 para comemorar o Dia do Bibliotecário!

Acesse agora!