A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), fundada em 16 de maio de 1952, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, Capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma sociedade civil, de natureza cultural e social, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, regendo-se pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

Filiada à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), que é filiada à Federação Internacional de Associações de Bibliotecários (IFLA).

Objetivo

A Associação tem como objetivo reunir um número expressivo de associados para unificar as reivindicações e ter força na negociação de seus interesses tanto com governos quanto com instituições privadas. Somente pelo reconhecimento e participação dos profissionais é possível fortalecer o movimento associativo e mostrar a sociedade o real valor do trabalho exercido pelo bibliotecário.

Visão

A visão da instituição é oferecer aos profissionais bibliotecários a possibilidade de congraçamento, de busca da valorização profissional, como um fórum permanente de discussão das ações de interesse da categoria, oferecendo a sociedade cidadãos sensíveis às demandas e anseios das comunidades, com competência para promover mudanças sociais, que permitam a superação de todos os tipos de discriminação e a melhoria das condições de vida do ser humano.

Missão

Sua missão é congregar a classe bibliotecária, defendendo seus interesses, buscando o aperfeiçoamento contínuo e colaborando com as demais organizações visando à inclusão social através do acesso à informação e ao conhecimento.

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.