Relatório de atividades da ARB em 2019

Começamos o ano de 2019 com uma nova diretoria. Possuímos metas desafiadoras, entretanto estamos com muita disposição, afinal temos nesta gestão um conjunto de profissionais conhecidos por seu dinamismo e dispostos a retomar as ações da ARB.

Diretoria: Gestão 2019-2021 – Juntos somos mais!

Presidente: Neli Miotto
Vice-Presidente: Carla Inês Costa dos Santos
1ª Secretária: Laura Valente Brandolt
2ª Secretária: Priscila de Queiroz Macedo
1ª Tesoureira: Ana Cristina Xavier de França
2ª Tesoureira: Flávia Petterson

Table Of Contents

Atividades desenvolvidas

No ano de 2019 empreendemos algumas ações com foco na promoção da leitura, para tanto investimos em ações aperfeiçoamento de bibliotecários, técnicos em biblioteconomia, estudantes e pessoas interessadas em trabalhar na mediação de leitura, de forma que possam empreender na promoção de ações culturais com esse foco.

Trabalhamos forte nas parcerias com CRB, Conselho Municipal do Livro, Leitura e Literatura, Frente Parlamentar Municipal pelo Livro e Bibliotecas, Colegiado Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do RS, Frente Parlamentar Estadual Pelo Livro, Leitura e Bibliotecas, Frente Parlamentar Federal pelas Bibliotecas Públicas.

A seguir apresentaremos as ações propostas pela ARB e o resultado das quais conseguimos.

Grupos de Trabalhos

Criação de dois novos grupos de trabalhos.

Grupo de Empreendedores

Objetivo: congregar pessoas interessadas em desenvolver o empreendedorismo na biblioteconomia buscando projetos, trabalhos, trocando experiências e conhecimento, fortalecendo e colaborando com as ações da ARB.

Grupo de Biblioterapia

Objetivos:

  • reunir Bibliotecárias, Mediadores de leitura, Contadores de história, Técnicos em Biblioteconomia, Professores e demais interessados na biblioterapia para compartilhar conhecimentos acerca do tema;
  • organizar reuniões e cursos/palestras de interesse comum ao grupo;
  • manter cadastro dos participantes levantando as suas áreas de interesse;
  • ser referência no tema para apoiar outras pessoas e instituições que desejam desenvolver essa atividade.

Organização de Eventos

26/03/2019

Protocolaram as Emendas Populares ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 (PL 339/2019), apresentado pelo Executivo Gaúcho, com o Conselho Regional em Biblioteconomia do RS.

26/03/2019 – As presidentes Luciana Kramer (CRB-10) e Neli Miotto (ARB) no momento das assinaturas das Emendas Populares ao Plano Plurianual, que seguem para votação da Assembleia Legislativa do RS. Fonte: Arquivo institucional ARB, 2019.

27/04/2019

Curso “Organização de bibliotecas para visitas do MEC”.

07/06/2019

Oficina “Brincando e Textualizando: mediação de leitura em bibliotecas“.

28/06/2019

Workshop “Empreendedorismo para profissionais da informação“, em Caxias do Sul.

06/07/2019

Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Livros.

31/08/2019

Oficina de Catalogação em RDA.

14/09/2019

Workshop “Empreendedorismo para profissionais da informação“, em Porto Alegre.

14/09/2019 – Workshop Empreendedorismo para profissionais da informação. Fonte: Arquivo institucional ARB, 2019.

07/11/2019

Encontrando o outro através da Leitura: reflexões e experiências em Biblioterapias.

09/11/2019

A Biblioteconomia na Feira: Bibliotecári@s, o que fazem?
Evento realizado durante a Feira do Livro de Porto Alegre e idealizado pelo grupo de Bibliotecários Empreendedores da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) que tem como objetivos compartilhar e disseminar práticas inovadoras de empreendedorismo no fazer Biblioteconômico.

Participação em eventos

  • Semana do Bibliotecário na Fabico;
  • Semana do Bibliotecário da UCS;
  • Semana do Bibliotecário na FURG;
  • Colação de grau da UFRGS, UCS e FURG.

Participação em outras atividades

Participação em reuniões do Conselho Municipal do Livro e Leitura para participar de novos projetos. Participamos de todas as reuniões do Conselho Municipal, sendo inclusive fazemos parte enquanto instituição.

Participação em reuniões do Colegiado Estadual do Livro e Leitura para participar de novos projetos.Temos 3 integrantes da Diretoria participando do Colegiado, cada uma em uma comissão, como titulares ou suplentes.

No dia 26/08 o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB-10) e a Associação Riograndense de Bibliotecários (ARB) protocolaram as Emendas Populares ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 (PL 339/2019), apresentado pelo Executivo Gaúcho.

Essa medida dos órgãos de Classe busca a valorização da Profissão de Bibliotecária(o) e também a garantia de serviços de qualidade nas bibliotecas no âmbito da Administração Estadual (prioritariamente no que tange às Bibliotecas Escolares). Assim, seguem a numeração das Emendas protocoladas e sua essência:

  • Emenda 29: aplicação constitucional de recursos para a Educação (35%);
  • Emenda 30: realização de concurso público para profissionais Bibliotecários nos diferentes órgãos da Administração Pública Estadual, em especial para suprir demandas da Secretaria de Educação e Secretaria da Cultura.
  • Emenda 31: realização de concurso público para Técnicos em Biblioteconomia nos diferentes órgãos da Administração Pública Estadual.

Projetos

Projeto Capacitação de Bibliotecários em Gestão de Projetos e Qualificação dos Mediadores de Leitura, o qual encontra-se em análise, é uma ação realizada em parceria com a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), que tem em sua história diversos cursos e oficinas para profissionais da área de Bibliotecas e da cultura.

Recursos humanos

Os recursos humanos da ARB consistem nos cargos de toda diretoria, os quais não são remunerados, por se tratar de uma organização sem fins lucrativos.

Relatório financeiro

Os recursos financeiros da ARB provêm principalmente das anuidades pagas pelos associados, de taxas de inscrições em eventos e cursos, venda de livros e administração de Projetos. As despesas fixas são: contador, luz, telefone, aluguel, condomínio, seguro, pagamento da estagiária. A ARB encerrou o ano com 64 associados em dia com sua anuidade.