Bibliotecário é o profissional liberal com diploma de Bacharel em Biblioteconomia.
Ou seja: é alguém que cursou o ensino superior específico e que está registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Há cerca de 18.400 bibliotecários em todo o Brasil, sendo quase 1.200 apenas no Estado do Rio Grande do Sul.
Há também o Técnico em Biblioteconomia, com formação técnica pós-médio, que atua em parceria e sob supervisão do bibliotecário.
Vídeo promocional do Conselho Federal de Biblioteconomia
Os bibliotecários são profissionais habilitados a trabalhar na organização da informação independente do suporte ou do conteúdo e para isso podem realizar atividades interdisciplinares como administradores, educadores e organizadores:
Administrador
Usa o marketing e ferramentas de gestão para planejar, organizar e gerenciar centros de informação e sistemas de bibliotecas.
Educador
Disseminador de informação e agente social que visa a difundir a importância da leitura e dos benefícios do uso da informação e a promover a formação cultural.
Organizador
É a face mais conhecida do bibliotecário. Ele cataloga, indexa e prepara para o uso livros, revistas, fotografias, vídeos, música, documentos digitais, entre outros, por meio de técnicas de documentação e normatização.
preservação e restauração de documentos, gestão de documentos digitais, arquitetura da informação, em editoras no processo editorial, com consultoria para pesquisadores e pós-graduandos, quem faça a normatização de trabalhos e artigos acadêmicos, em empresas de tecnologia e criação de websites e muito mais!
Em bibliotecas, de diversos tipos:
O bibliotecário pode atuar também em acervos particulares, empresas de tecnologia, centros de informação, editoras, agências de publicidade…
No Rio Grande do Sul há três cursos de graduação, sendo dois presenciais e em instituições públicas federais e um a distância em instituição privada.
No Rio Grande do Sul há duas entidades principais, com funções distintas:
O CRB-10 fiscaliza os profissionais habilitados e as instituições que têm biblioteca para garantir à sociedade a boa atuação do bibliotecário.
É vinculado ao Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
Pode tirar dúvidas sobre a profissão e acolhe denúncias — entre em contato!
A ARB estimula a formação continuada dos seus associados, promove campanhas de visibilidade da profissão e congrega pessoas interessadas em avançar os interesses dos bibliotecários enquanto classe.
É membro da FEBAB e da IFLA, federações nacional e internacional, respectivamente, com os mesmos objetivos.
Além de bibliotecários, podem se associar estudantes e técnicos em Biblioteconomia. Pode tirar dúvidas sobre a profissão e se engajar em atividades culturais — entre em contato! Informe-se!
Há ainda a possibilidade (e necessidade!) de criação de um sindicato gaúcho: sua função seria garantir melhores condições de emprego e salário para os profissionais, negociando diretamente com empregadores nas questões relacionadas à definição do piso salarial.
Técnico em Biblioteconomia
Técnico em Biblioteconomia é o profissional com formação na área de Biblioteconomia, pós-médio, em nível técnico, que atua sob a supervisão de um bibliotecário. Desenvolve atividades diferentes dos bacharéis em Biblioteconomia, especialmente relacionadas a atividades complementares, mas com conhecimentos específicos.
Realiza ações de atendimento ao público, na organização de eventos, auxiliar na gestão e organização do acervo. Atua também na contação de histórias para variados públicos, e ações de incentivo a leitura. Faz reparos em livros e documentos, podendo aplicar procedimentos de preservação de acervos. O técnico também pode desenvolver atividades auxiliares em coleta de dados para pesquisa.
Pode atuar em todas as áreas identificadas no perfil da Biblioteconomia, mas sempre sob a supervisão de um bibliotecário registrado no CRB, sendo ilegal a atuação sem a presença deste. A lei da profissão do técnico em Biblioteconomia está tramitando pelo Senado para sua regulamentação.
No Rio Grande do Sul há dois cursos técnicos pós-médio, um em instituição pública federal e outro em instituição privada.