Como foi a Reunião aberta da ARB em 19/11

arb_reuniao_aberta_2016_fotos

No último sábado, 19 de novembro, ocorreu a Reunião aberta para atualização da recomendação salarial da ARB, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre, RS.

A reunião contou com a presença da ARB e do CRB-10, além de cerca de 15 pessoas, entre participações presenciais e via transmissão on-line.

Inicialmente, o presidente da ARB, Alexandre Demétrio, apresentou as motivações para a atualização da recomendação salarial e falou sobre a pesquisa salarial, que serviu como base para a atualização dos valores. Também salientou a inclusão dos técnicos em Biblioteconomia, uma novidade em relação à recomendação anterior. Na sequência, a vice-presidente do CRB-10, Luciana Kramer, falou sobre a atuação do CRB em relação às demandas relacionadas a salário e sobre a importância de ter uma recomendação atualizada.

Após as apresentações iniciais dos órgãos de classe, foi aberto debate com os participantes, incluindo contribuições tanto presenciais quanto on-line. Foi falado sobre a relevância da recomendação, num contexto onde não há um sindicato de bibliotecários no Estado, e a real necessidade em tê-la atualizada. Em meio a trocas de experiência entre os colegas, foi feita a validação da recomendação com o mercado atual, equilibrando o salário desejado com o possível em nosso contexto.

De modo geral, o texto proposto foi muito bem recebido, com ressalva apenas ao item que indicava valor para salário base para contratos com vínculo empregatício de 12 horas mensais. O grupo discutiu e concordou-se em retirar esta indicação.

A nova recomendação salarial, que atualizará a existente hoje, com data de 1982, será publicada em dezembro de 2016.

Agradecemos à BPE por ter cedido espaço, ao CRB-10 pelas contribuições e a todos os colegas que participaram!

Confira o vídeo da gravação da reunião aberta:

https://www.youtube.com/watch?v=JMrd25qMg_w

[Se não exibir acima, acesse no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JMrd25qMg_w]

Nenhum comentário “Como foi a Reunião aberta da ARB em 19/11”