Divulgamos o convite do Conselho Municipal do Livro e da Leitura de Porto Alegre para o ato de inauguração da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, às 10h do dia 11 de outubro de 2014 (sábado), na Rua da Cruz nº 5, Ilha Grande dos Marinheiros.
Biblioteca Comunitária do Arquipélago: uma conquista para a comunidade das Ilhas do Guaíba
Com o objetivo de incentivar o acesso ao livro e a apreciação estética junto às comunidades das Ilhas do Guaíba, por meio de ações conjuntas e continuadas, o Conselho Municipal de Livro e da Leitura de Porto Alegre (CMLL) realiza na manhã deste sábado (11 de outubro) o Ato de Instalação da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, que funcionará na Ilha Grande dos Marinheiros, junto à Rede Integrada de Proteção da Criança e do Adolescente (RIPCA).
A iniciativa se concretiza dez meses após o primeiro investimento do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Porto Alegre, efetuado em 2013 por meio de convênio com a ONG Cirandar, responsável técnica para reforma, implantação e coordenação técnica do projeto.
A Biblioteca Comunitária do Arquipélago será um centro cultural nas Ilhas do Guaíba, promovendo atividades como consulta e empréstimo de livros, saraus, mediações de leitura e palestras. Sua localização, junto à unidade da FASC na Ilha Grande dos Marinheiros, foi escolhida pela própria comunidade. Os planos incluem a futura instalação de uma unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no local.
O CMLL é composto pelas Secretarias Municipais da Cultura, da Educação e da Governança Local; Associação Gaúcha de Escritores (AGES); Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL); Astomiro Novais (representante dos Livreiros); Loiva Serafini (representante da sociedade civil com notório conhecimento literário); Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB10); Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) e ONG Cirandar (representante da Rede de Bibliotecas Comunitárias).