A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários divulga nota de repúdio sobre as ações de intolerância ocorridas no campus de Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa):
A Associação Rio-Grandense de Bibliotecário (ARB), se solidariza com a comunidade acadêmica da Unipampa, em especial os educadores, alunos e trabalhadores da unidade de Itaqui/RS.
As manifestações de grupos partidários de fundamentalismo político-ideológico, que incita à intolerância e ao confronto se utilizando de símbolos nacionais, se reuniu no domingo, dia 26 de março de 2021, em frente à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), desmerecendo seu trabalho com críticas vazias e levianas, atentando contra a educação pública, a democracia, o conhecimento, a ciência e as Bibliotecas. Tais atos se traduzem em tempos de autoritarismo, de negação da ciência e desconhecimento das atividades realizadas dentro das universidades públicas.
A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários atua na formação e qualificação de profissionais Bibliotecários e em defesa da educação pública gratuita e de qualidade e repudia quaisquer atos de intolerância e desrespeito à democracia.
À Comunidade da Unipampa, ao Reitor da Unipampa Roberlaine Ribeiro Jorge e ao Vice-Reitor Marcus Vinicius Morini Querol,nossos cumprimentos e desejos que sigam ensinado, pesquisando, aprendendo e crescendo, pois, juntos somos mais!
Porto Alegre, 01 de abril de 2021.